Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

O Que São Logotipos Vetorizados E Onde Encontrar O Seu

Para criar e personalizar brindes para empresas, precisamos sempre dos logotipos vetorizados. No entanto, como você já deve estar imaginando, muita gente não sabe o que é isso.

Para ajudar, resolvemos explicar de uma maneira fácil, o que é um logotipo vetorizado e porque ele é tão importante. Além disso vamos também dar algumas dicas para ajudar você encontrar o seu logotipo em vetor.

logotipos vetorizados

O que é uma imagem vetorizada?

Você já reparou que quando ampliamos uma imagem no computador ela fica distorcida? As bordas ficam borradas e se ampliarmos ainda mais podemos até ver os pequenos quadrados de cor que formar a imagem (são os pixels).

Diferente deste tipo de imagem, um logo vetorizado, é especial porque ele pode ser ampliado indefinidamente, sem perder nada de sua qualidade de definição.

Na imagem abaixo vemos o exemplo de dois pequenos pontos que foram ampliados. O do lado esquerdo é uma imagem em pixels e perdeu sua definição. Já o segundo ponto, no lado direito, é uma imagem vetorizada e por isso permaneceu com toda a sua definição:

logotipos vetorizados

Isso acontece porque diferente das imagens normais, feitas com pixels, a imagem vetorizada é traçada por meio de retas e curvas calculadas com fórmulas matemáticas. Podendo assim manter sempre as devidas proporções, sem perder nenhum detalhe.

Para que serve?

Como estas imagens oferecem máxima qualidade de impressão, são extremamente necessárias para produzir brindes personalizados ou qualquer tipo de personalização.

Sem que o logotipo esteja vetorizado, é impossível imprimi-lo com qualidade. Seja em algo pequeno como uma bolinha anti-stress, ou em algo maior como uma mochila-saco.

Com o arquivo do seu logo vetorizado, nosso departamento de arte e desenvolvimento, poderá realizar diversas amostras virtuais para você escolher seu o produto antes mesmo de produzirmos sua amostra física:

bolin

Como criar um logo vetorizado?

Para criar seu logotipo vetorizado é necessário utilizar algum programa desenvolvido especialmente para isso. Os programas mais comuns atualmente são o Adobe Illustrator e o CorelDraw.

Depois de pronto sua nova arte vetorizada será salva com uma das seguintes extensões:

  • AI (Adobe Illustrator)
  • CDR (Corel Draw)
  • EPS (Encapsulated PostScript)
  • WMF (Windows Metafile)
  • SVG (Scalable Vector Graphics)

imagem vetorizada

 

Onde posso encontrar minha arte vetorizada?

Se sua empresa já tem um logo, é muitos mis fácil encontrar o arquivo original (que é vetorizado) do que tentar criar um do zero. Para isso existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir este arquivo:

1. Pergunte a pessoa que criou o logotipo:

É possível que a pessoa que criou o logotipo possa ter lhe enviado versão em vetor.

2. Pergunte à Equipe de Marketing:

Não existe lugar onde o logotipo é mais usado do que o  departamento de marketing. Todas as suas campanhas envolvem o seu logotipo da empresa de uma forma ou de outra.

3. Pergunte à Equipe de Desenvolvimento Gráfico e Web:

Há grandes chances de que alguém na gráfica ou de desenvolvimento web terem o logotipo de sua empresa em vetor.

4.Procure em sua rede corporativa e e-mail por arquivos terminados em .ai , .eps ou cdr:

É possível que você tenha recebido o arquivo vetorial e nunca soube. Executar uma busca não dá trabalho nenhum e pode te economizar muito tempo.

DICA: Se após encontrar o arquivo você não conseguir abri-lo, não se preocupe! É muito provável que você não tenha o programa necessário em seu computador. Basta enviar o arquivo por e-mail para alguém que tenham o programa necessário, assim ele poderá ser aberto e editado.

Ainda não consegui…

Neste caso você pode contar com nossos profissionais para recriar seu logotipo em vetor e assim garantir que nada de errado vai acontecer!

Nossa equipe irá avaliar qual a melhor maneira de fazer este processo, garantindo que nenhum detalhe do seu logotipo seja perdido durante o processo de personalização do produto escolhido.

Agora que você já sabe como encontrar seu logotipo vetorizado, que tal escolher o produto ideal para ser personalizado com sua marca? Acesse agora mesmo nosso catálogo online e faça seu orçamento!

Nosso departamento de arte ficaria feliz em fazer o seu melhor para recriar seu logotipo e garantir que algo assim não volte a acontecer. Para isso entre em contato com o seu gestor de conta e ele irá enviar-lhe a versão vetorizada de seu logotipo!

Comments

  1. Parabéns pelo post, irei conseguir explicar melhor quando me questionarem.

  2. juca says:

    É muito bom