Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

Brindes Personalizados Como Estratégia de Marketing

estrategia de marketingPor incrível que pareça, muitas empresas ainda não sabem como utilizar brindes personalizados em sua estratégia de marketing.

É muito comum que empresas de todos os tamanhos utilizem brindes em uma determinada campanha, mas por falta de planejamento ou de conhecimento acabam não alcançando o resultado desejado.

E muitas vezes o erro não para por aí!

A pessoa responsável chega conclusão precipitada de que brindes personalizados não funcionam e que não devem ser utilizados novamente. No entanto isso não é a verdade!

Por que usar brindes personalizados?

Atualmente o uso de produtos e brindes personalizados com a identidade da empresa tem sido uma das estratégias de marketing mais aceita para divulgar uma empresa.

a. Maior aceitação

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto americano PPAI Research, 83% das pessoas preferem receber brindes personalizados sobre outras formas de publicidade.

83% das pessoas preferem receber brindes personalizados

b. Flexibilidade

Os brindes personalizados englobam uma variedade enorme de itens: como canetas, camisetas, bolsas, bonés, kit churrasco, e até mesmo canecas personalizadas.

Essa grande flexibilidade permite que você utilize um item em sua campanha que tenha total afinidade com seu público alvo e que será utilizado no momento em que você deseja que sua empresa seja lembrada. Aproveite e faça o download grátis do ebook Como Personalizar Brindes.

c. Maior exposição

Diferente de uma mídia que as pessoas olha uma vez e acabou, os brindes personalizados garantem um contato constante com aquela pessoa.

Enquanto outras empresas serão vistas apenas algumas vezes (quando muito), sua empresa será lembrada no cotidiano e literalmente fará parte da vida de seus futuros clientes. A possibilidade de um novo relacionamento entre os dois ser iniciado é sempre muito mais alto e assim captar novos clientes de modo mais eficiente.

No entanto, voltando ao que comentei no início, para que os brindes personalizados realmente sejam eficientes em sua estratégia de marketing, é necessário planejar corretamente.

Isso nos leva a responder sua próxima pergunta:

Como utilizar brindes personalizados?

Como você deve ter percebido, os brindes personalizados são extremamente úteis quando conseguem iniciar um relacionamento de um potencial cliente com a sua marca.

Para tornar a relação mais forte, é essencial para a qualquer organização dar produtos que são úteis e duradouros para quem irá recebe-los. e para isso você deve ter estes 4 passos bastante claros:

1# Defina seus objetivos

Escolher o que você deseja alcançar é fundamental para determinar se sua estratégia de marketing foi bem sucedida ou não, após tudo ter sido realizado.

É importante que você tenha não só um objetivo para a estratégia de marketing como um todo, mas também individualmente para cada um dos elementos utilizados.

Ao participar de um evento corporativo por exemplo, seu objetivo final pode ser aumentar a exposição de sua marca à novos clientes, porém ao utilizar brindes personalizados nesta situação, seu objetivo pode ser aumentar o número de visitantes em seu estande e assim atingir seu objetivo final.

Veja que deste modo fica muito mais fácil definir o que funcionou e o que deve ser melhorado.

2# Defina seu público alvo

Seu público alvo será aquelas pessoas que você deseja atingir, ou seja, quem realmente deseja comprar o que você tem para vender; seja um produto, um serviço ou até mesmo uma mensagem.

Entenda quem são essas pessoas, o que elas gostam, o que admiram e como preferem ser abordadas. Ter essa empatia é fundamental para escolher o brinde ideal, que irá estar presente no cotidiano de seus futuros clientes e mais importante ainda, no momento em que você realmente quer ser lembrado.

3# Defina sua mensagem

Esta etapa é fundamental para definir como você influenciar seu público alvo do modo correto.

Por mais que possa ser tentador, muitas vezes a mensagem de “Compre Agora” não é a mais adequada. Pense que muitas pessoas e empresas podem não estar preparadas para comprar seus produtos, e esta mensagem simplesmente não teria efeito:

estrategia de marketing

Nestes casos, uma mensagem mais informativa pode ser o ideal, pois ajuda a prepara melhor quem ainda não está pronto para se tornar seu cliente.

E caso seu público alvo seja seus clientes atuais, a mensagem deve ser muito mais de agradecimento e como sua empresa valoriza aquele cliente.

4# Defina o contexto

A maneira como o brinde será presenteado é outro elemento chave para o sucesso de sua estratégia de marketing.

É importante tirar proveito de elementos surpresa e de datas especiais (como o dia da secretária, dia dos pais, dia do médico, etc). Nestes momentos as pessoas ficam felizes não só por terem ganho um presente, mas também por terem sido lembradas e reconhecidas.

Pense que o momento de presentear também é um modo de tornar aquele presente ainda mais inesquecível.

Próximos passos

Agora que você já sabe o que deve fazer para ter sucesso em sua estratégia de marketing promocional, é hora de por tudo isso em prática e surpreender seus clientes e superiores.

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