Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não sabem como utilizar brindes personalizados em sua estratégia de marketing.
É muito comum que empresas de todos os tamanhos utilizem brindes em uma determinada campanha, mas por falta de planejamento ou de conhecimento acabam não alcançando o resultado desejado.
E muitas vezes o erro não para por aí!
A pessoa responsável chega conclusão precipitada de que brindes personalizados não funcionam e que não devem ser utilizados novamente. No entanto isso não é a verdade!
Por que usar brindes personalizados?
Atualmente o uso de produtos e brindes personalizados com a identidade da empresa tem sido uma das estratégias de marketing mais aceita para divulgar uma empresa.
a. Maior aceitação
Segundo a pesquisa realizada pelo instituto americano PPAI Research, 83% das pessoas preferem receber brindes personalizados sobre outras formas de publicidade.
83% das pessoas preferem receber brindes personalizados
b. Flexibilidade
Os brindes personalizados englobam uma variedade enorme de itens: como canetas, camisetas, bolsas, bonés, kit churrasco, e até mesmo canecas personalizadas.
Essa grande flexibilidade permite que você utilize um item em sua campanha que tenha total afinidade com seu público alvo e que será utilizado no momento em que você deseja que sua empresa seja lembrada. Aproveite e faça o download grátis do ebook Como Personalizar Brindes.
c. Maior exposição
Diferente de uma mídia que as pessoas olha uma vez e acabou, os brindes personalizados garantem um contato constante com aquela pessoa.
Enquanto outras empresas serão vistas apenas algumas vezes (quando muito), sua empresa será lembrada no cotidiano e literalmente fará parte da vida de seus futuros clientes. A possibilidade de um novo relacionamento entre os dois ser iniciado é sempre muito mais alto e assim captar novos clientes de modo mais eficiente.
No entanto, voltando ao que comentei no início, para que os brindes personalizados realmente sejam eficientes em sua estratégia de marketing, é necessário planejar corretamente.
Isso nos leva a responder sua próxima pergunta:
Como utilizar brindes personalizados?
Como você deve ter percebido, os brindes personalizados são extremamente úteis quando conseguem iniciar um relacionamento de um potencial cliente com a sua marca.
Para tornar a relação mais forte, é essencial para a qualquer organização dar produtos que são úteis e duradouros para quem irá recebe-los. e para isso você deve ter estes 4 passos bastante claros:
1# Defina seus objetivos
Escolher o que você deseja alcançar é fundamental para determinar se sua estratégia de marketing foi bem sucedida ou não, após tudo ter sido realizado.
É importante que você tenha não só um objetivo para a estratégia de marketing como um todo, mas também individualmente para cada um dos elementos utilizados.
Ao participar de um evento corporativo por exemplo, seu objetivo final pode ser aumentar a exposição de sua marca à novos clientes, porém ao utilizar brindes personalizados nesta situação, seu objetivo pode ser aumentar o número de visitantes em seu estande e assim atingir seu objetivo final.
Veja que deste modo fica muito mais fácil definir o que funcionou e o que deve ser melhorado.
2# Defina seu público alvo
Seu público alvo será aquelas pessoas que você deseja atingir, ou seja, quem realmente deseja comprar o que você tem para vender; seja um produto, um serviço ou até mesmo uma mensagem.
Entenda quem são essas pessoas, o que elas gostam, o que admiram e como preferem ser abordadas. Ter essa empatia é fundamental para escolher o brinde ideal, que irá estar presente no cotidiano de seus futuros clientes e mais importante ainda, no momento em que você realmente quer ser lembrado.
3# Defina sua mensagem
Esta etapa é fundamental para definir como você influenciar seu público alvo do modo correto.
Por mais que possa ser tentador, muitas vezes a mensagem de “Compre Agora” não é a mais adequada. Pense que muitas pessoas e empresas podem não estar preparadas para comprar seus produtos, e esta mensagem simplesmente não teria efeito:
Nestes casos, uma mensagem mais informativa pode ser o ideal, pois ajuda a prepara melhor quem ainda não está pronto para se tornar seu cliente.
E caso seu público alvo seja seus clientes atuais, a mensagem deve ser muito mais de agradecimento e como sua empresa valoriza aquele cliente.
4# Defina o contexto
A maneira como o brinde será presenteado é outro elemento chave para o sucesso de sua estratégia de marketing.
É importante tirar proveito de elementos surpresa e de datas especiais (como o dia da secretária, dia dos pais, dia do médico, etc). Nestes momentos as pessoas ficam felizes não só por terem ganho um presente, mas também por terem sido lembradas e reconhecidas.
Pense que o momento de presentear também é um modo de tornar aquele presente ainda mais inesquecível.
Próximos passos
Agora que você já sabe o que deve fazer para ter sucesso em sua estratégia de marketing promocional, é hora de por tudo isso em prática e surpreender seus clientes e superiores.
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