A Promoline está voltando de férias pronta para diferenciar seus produtos dos produtos do concorrente. Confira a seguir porque isso é tão importante.
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Há muitas formas de competir no mercado. Há possibilidades de se sobressair em relação a seus concorrentes através de preços, custos, tipo de recursos utilizados, qualidade do serviço, entre outros.
Mas o essencial é diferenciar seus produtos da concorrência através de estratégias que sejam sustentáveis tanto para o cliente, quanto para a sua empresa.
Por exemplo diminuir o preço de seu produto para atrair mais clientes e vender mais produtos do que seus concorrentes. Isso não significa que sua margem de lucro será maior e nem que o produto agregará mais valor ao seu cliente. Pelo contrário, pode ser que essa medida só traga prejuízos à sua empresa ou dor de cabeça aos clientes.
Por isso deve haver um estudo aprofundado das necessidades dos clientes e dos recursos disponíveis que a sua empresa tem para oferecer.
Já falamos sobre como identificar as necessidades dos clientes, agora vamos explicar sobre como você pode diferenciar seus produtos.
Seja original
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A discussão sobre a originalidade está em diversos campos, desde os intangíveis, como os intelectuais. Ou seja, ideias, filosofias, até os tangíveis, como um objeto de uso pessoal ou mesmo a construção de um prédio.
Vemos constantemente mais do mesmo, como se todas as pessoas gostassem das mesmas coisas o tempo todo e isso não é o que acontece de fato. As pessoas são diferentes umas das outras, possuem necessidades distintas e seus desejos mudam ao longo do tempo.
Por isso a necessidade de ser original e inovar em cada etapa de sua estratégia, em seus produtos e serviços, nos processos, no relacionamento com seus clientes. Sempre há espaço para melhorar e fazer isso de forma original, com excelência.
Diferenciação de produtos como vantagem competitiva
A diferenciação pode ser tangível, levando em consideração fatores como o peso, a cor, a forma, o material, a tecnologia, o design, etc. Ela também pode ser intangível, considerando fatores como o status, a exclusividade, a individualidade, entre outros. Geralmente, os aspectos intangíveis são mais difíceis de serem imitados.
Para diferenciar seus produtos e serviços, você precisará entender quais características dos produtos e serviços têm potencial para criar mais valor aos clientes. A ideia é aumentar o valor percebido ou então diminuir os custos em relação aos concorrentes.
Diferencie sua estratégia também
Além de diferenciar seus produtos da concorrência, há outras ações estratégicas que podem e devem agregar valor aos seus clientes:
1) Criar estratégias na internet:
Hoje é essencial que sua empresa seja ativa no mundo online, além do offline.
Uma das ferramentas que mais tem se mostrado eficiente para as empresas é o marketing online. Os esforços para captar clientes e se relacionar com eles é realizado através do site da sua empresa, das mídias sociais, de fóruns e outras plataformas, dependendo do ramo do seu negócio.
2) Publicar conteúdo relevante:
Com o crescimento do número de pessoas que tem acesso à internet, além de estar ativo no mundo online, também é importante que você crie e ofereça conteúdo relevante aos seus clientes.
As pessoas gostam de buscar informações sobre o que estão comprando e de quem estão comprando. Por isso as empresas que oferecem conteúdo de qualidade podem ter mais oportunidades de interagir com seus clientes.
3) Dar brindes personalizados:
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Os brindes personalizados podem ser uma ótima forma de se destacar diante de seus concorrentes. Pense em ideias de brindes criativos para dar a seus clientes. Faça com que eles se lembrem da sua empresa em momentos inusitados, como em suas férias, dando chinelos personalizados ou mesmo quando forem às compras, com sacolas personalizadas e ecológicas. 😉
4) Organizar um evento de sucesso:
Outra forma de se diferenciar no mercado é organizar um evento e criar oportunidades de relacionamento com seus clientes de forma descontraída e diferente do que eles estão acostumados a ver no dia a dia. Mostramos o passo a passo para fazer um evento de sucesso aqui.
5) Envolver os clientes com histórias:
A prática de contar histórias também pode ajudar a você se diferenciar de seus concorrentes. Conhecida como Storytelling, ela vai ajudar sua empresa a transmitir aos clientes sua história de forma mais lúdica e divertida. A estratégia acaba fazendo com que haja mais envolvimento com seus valores e assim, captando a atenção de mais pessoas.