Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

5 exemplos de campanhas com os brindes certos

Você já deve ter visto ou ganhado muitos brindes de empresas. Apesar de ser uma estratégia conhecida, nem distribuição de brindes é memorável, inclusive porque muitas vezes a ação não faz parte de uma campanha planejada.

Acontece que um dos principais motivos na escolha desta estratégia é justamente a necessidade de ser sempre lembrado. E agora?

stockvault-a-beautiful-young-business-woman158610Foto: http://www.stockvault.net/

Pensando nisso, separamos algumas campanhas com os brindes certos para inspirar.

 

Exemplos de Campanhas com os Brindes Certos

Mamíferos da Parmalat

No final dos anos 90 a empresa estava perdendo mercado para novos concorrentes e fez uma campanha que até hoje está na memória das pessoas. Os mamíferos da Parmalat eram mais que bichinhos fofinhos de pelúcia com apelo infantil, pois estavam em uma campanha que apelava para o cuidado dos pais com os filhos.

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Foto: Google.com

O sucesso da campanha foi tão grande que inspirou outras marcas, até mesmo de outros setores, a fazerem promoções parecidas.

Garrafinhas da Coca-Cola

Quem foi criança nos anos 80 deve ser lembrar muito bem das garrafinhas em miniatura da Coca-Cola. O brinde era altamente colecionável, pois o consumidor podia obter também o mini-engradado para guardar as garrafas. Na época, refrigerante ainda tinha uma conotação de status no Brasil e as garrafinhas não eram usadas apenas como brinquedo, mas também como decoração.

garrafinhas

Foto: Google.com

A estratégia deu tanto resultado que a empresa relançou a campanha de garrafinhas colecionáveis algumas vezes, inclusive na última Copa do Mundo.

iPod no Palito da Fruttare

O iPod ainda era um produto novo e desejado por pessoas de todas as idades quando a campanha foi veiculada.

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Foto: Google.com

A ação foi uma releitura das promoções de palitos premiados, tradicionais da marca e promoveu um aumento de vendas de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Relógio da Marabraz

A Marabraz é uma rede varejista que compete em um mercado muito disputado, mas conseguiu conquistar a liderança.

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Foto: Google.com

Sua estratégia de marketing já era vitoriosa por contar com os cantores Zezé di Camargo e Luciano como garotos propaganda, pois eles eram ídolos do público-alvo da empresa . Porém, a escolha do relógio de parede personalizado com a marca e a foto dos cantores como brinde fez história. Muitos modelos de relógio de parede foram personalizados e distribuídos como brindes para os clientes.

Galinha Azul Maggi

Qual o apelo que um caldo de galinha poderia ter junto a crianças?

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Foto: Google.com

Apesar de parecer estranho, nos anos 80 muita criança brincava com a galinha azul que botava ovo e era distribuída como brinde. Se pensarmos que na época quem comprava caldo de galinha, cozinhava e cuidava dos filhos era a mulher das classes B e C, levando em consideração que o produto era tão bom quanto o do concorrente que dominava o mercado, o apelo emocional foi certeiro e levou a empresa à liderança.

 

Lições que podemos tirar destes exemplos

Os exemplos que vimos aqui são de empresas de diversos setores, em diferentes épocas, mas têm algumas coisas em comum:

  • O brinde deve fazer parte de uma campanha e estar de acordo com o posicionamento da empresa.
  • A escolha tem que ser baseada no público-alvo, não apenas no comprador, mas em todos os envolvidos no consumo do produto.
  • Busque ideias inovadoras e originais, isso não significa necessariamente de maior custo.

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