Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

Novos Conceitos de Marketing Para Usar Agora!

Você já sabe da importância de estar sempre atento à estratégia e aos conceitos de marketing do seu produto: como não podemos rever o futuro, é comum que os resultados obtidos não sejam sempre tão bons quanto o esperado.

No entanto, nunca devemos esquecer que:

o objetivo do profissional de marketing é justamente buscar a constante melhora ao invés de ficar decepcionado com esforços que não deram certo.

Entre os diversos pontos essenciais para melhorar o marketing da sua empresa, selecionamos aqui 5 conceitos muito importantes, mas que infelizmente muitas empresas esquecem:

1. Faça testes AB

teste AB

Um hábito que você definitivamente deve adquirir é o de realizar testes em todas as oportunidades que encontrar.

Deixe a preguiça de lado e, ao invés de fazer apenas uma versão de um material de marketing, faça pelo menos duas. Assim você pode medir qual das duas obteve o melhor resultado. Estes são os modos mais eficientes e baratos de realmente conhecer as preferências de seus clientes.

Estes são os chamados testes AB, que comparam o desempenho de duas estratégias diferentes. Vale lembrar que pequenos detalhes já fazem toda a diferença: uma cor, o título, o estilo de uma imagem, etc. Tudo isso pode resultar em grandes melhorias!

2. Diversifique seus canais de marketing

diversificar canais de marketing

O conceito de diversificar seus canais de marketing faz aumentar suas chances de ter uma estratégia bem sucedida. Isso porque seus esforços estarão divididos em diferentes modos, podendo ser aumentados ou reduzidos conforme os diferentes desempenhos. É um pricipio bem parecido ao de ter uma carteira de ações diversificada na bolsa de valores. 😉

Investir em canais como eventos corporativos do seu segmento, por exemplo, é uma boa opção para divulgar seu produto, criar novas parcerias, expor a história da sua empresa e criar relacionamento com pessoas que podem vir a serem seus clientes.

Outro exemplo é utilizar brindes personalizados como presente para aos clientes que você conhecer no dia a dia. Quanto mais diferenciado e útil o brinde for, mais lembrada será sua empresa pelas pessoas que conheceram você (veja o artigo que ensina como escolher brindes personalizados).

Outra forma que tem ganho muita atenção recentemente são os canais de marketing nas redes sociais.

3. Ajude seus clientes com conteúdo relevante

conteúdo relevante

Verdadeiro ou falso: “O que as pessoas mais buscam hoje em dia é informação.” ?

Resposta: FALSO!

O que as pessoas mais buscam hoje em dia são informações úteis! Os avanços imensuráveis da internet possibilitaram que pessoas do mundo inteiro tivessem acesso a todo e qualquer tipo de informação, porém a grande maioria delas não é relevante!

Por isso é essencial que as organizações  ofereçam informações úteis aos seus clientes.

Você pode e deve falar sobre seus produtos, suas estratégias, sua história, a área em que atua, enfim, tudo o que diz respeito a seu negócio. Porém não esqueça que na maioria das vezes, não é isso que o seu cliente deseja saber naquele momento.

O importante é ser criativo e oferecer conteúdo que seja relevante e de qualidade a seus clientes está é um ótimo modo de como divulgar uma empresa.

4. Simplifique

conceitos de marketing

 Essa dica parece óbvia, mas muitas vezes, vemos empresas que dificultam o processo de compra do cliente.

Por isso é extremamente importante que seu cliente consiga encontrar sua empresa, encontrar o produto desejado e conseguir adquiri-lo de forma direta e simples.

Facilite o acesso à informação, ofereça um serviço de atendimento ao cliente eficiente, seja honesto e direto com ele, nunca o deixe se sentir enrolado ou enganado, pois é a imagem do seu negócio que estará em jogo.

5. Transmita confiança

Outro conceito essencial para melhorar seu marketing é obter feedback constante de seus clientes.

Uma boa estratégia para transmitir confiança é oferecer avaliação dos produtos e comentários sobre os serviços da sua empresa através de um de seus canais, como seu site ou uma página de facebook.

Assim os próprios clientes dão notas e comentam sobre sua empresa, oferecendo oportunidades para que outras pessoas vejam e tirem suas dúvidas.

Outra forma bastante eficiente é o uso das redes sociais. Ser ativo e manter um bom relacionamento com todos que fazem parte delas é extremamente importante para transmitir confiança.

Preste atenção!

Se sua estratégia de marketing não estiver indo bem, não se preocupe em refazê-la de uma só vez.

Em primeiro lugar fique atento para identificar quais são os pontos que mais precisam de atenção. Estude-os e melhore seus processos a cada dia, passo a passo, deixando sua estratégia cada vez mais eficiente!

E então, qual outro conceito de marketing você acha que não pode faltar em sua empresa?