Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

Marketing de Relacionamento

Você já parou para pensar que manter seus clientes atuais pode ser mais vantajoso que conquistar novos clientes? Com base nessa ideia, especialistas em marketing desenvolveram o conceito de marketing de relacionamento.

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Conhecido também como CRM (do inglês, customer relationship management), tem como base o desenvolvimento de laços fortes com os consumidores que a marca já tem, dando a eles informações e benefícios exclusivos baseados em seus perfis.

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Sim, o marketing de relacionamento mais uma vez reforça a importância de conhecer bem seus consumidores.

Atender bem para atender sempre

A base do marketing de relacionamento é a satisfação do cliente em sua experiência de compra. Muitos empresários priorizam os novos clientes em vez de dar a devida atenção a base conquistada e isso é um grande erro.

Primeiro, porque é mais fácil ter informações mais precisas de quem já é seu cliente. E segundo, porque o esforço para impactar um novo público geralmente é maior que o necessário para falar com quem já te conhece.

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Mais um ponto para o marketing de relacionamento: a conversão de consumidores após uma comunicação geralmente é maior. Ou seja, você tem um retorno maior por cada real investido.

Principais características do Marketing de Relacionamento

  • Foco em parceiros e consumidores em vez de foco no produto.O relacionamento com seus clientes não pode ser encarado apenas como uma troca de dinheiro por um produto ou serviço. Para fidelizar, é preciso passar a sensação de que você oferece uma relação custo-benefício melhor que a de seus concorrentes. Isso não significa que você vai gastar mais, pois essa sensação não nasce apenas de benefícios tangíveis. Quanto melhor for o atendimento, a resposta para dúvidas e a resolução de problemas, mais seu clientes estarão dispostos a voltar a fazer negócios com sua empresa.
  • Maior ênfase na retenção e crescimento dos consumidores que na aquisição de um novo público. Com certeza você quer que sua base de clientes cresça. Todos querem e investir no marketing de relacionamento também é uma forma de aumentar seu público. Consumidores plenamente satisfeitos estão mais dispostos a falar bem da sua empresa para outras pessoas, e a indicação tem uma taxa de conversão bem superior que uma propaganda.
  • Depende de equipes multifuncionais, em vez de trabalho segmentado. Para ter sucesso com o marketing de relacionamento, a equipe que está em contato direto com os consumidores precisa estar preparada. São eles que efetivamente se relacionam com os clientes. Desta forma, cada membro da equipe precisa conhecer a empresa como um todo, para conseguir deixar o consumidor confiante, atendendo-o de melhor forma possível com agilidade.
  • Baseia-se mais em ouvir e aprender do que em falar. O grande diferencial do marketing de relacionamento está em oferecer um diálogo em vez de um discurso. Para isso, o cliente precisa sentir que tem a atenção da empresa e a empresa precisa realmente ouvir o que seus consumidores têm a dizer. Esta troca de informações é essencial para entender quais são as expectativas do público. Ela ajuda sua empresa a aumentar a lucratividade, afinal podem surgir ideias de novos produtos e serviços lucrativos neste diálogo.

Comece sua base de dados com uma iniciativa simples

Você pode dar início ao marketing de relacionamento com a criação de uma base de dados. Apenas tenha cuidado para não esgotar a paciência do consumidor com muitas perguntas.

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Comece com o cadastro de e-mail para receber promoções e novidades ou desenvolva um canal para que as dúvidas sejam solucionadas rapidamente.

Importante: não adianta nada colher informações se elas não forem organizadas e usadas para alguma coisa. Antes de qualquer coisa, organize-se.

As pesquisas também podem ser aplicadas, mas faça isso de um jeito esperto. Pense em pesquisas curtas, com 5 ou 6 perguntas, que ofereçam uma recompensa no final. Essa recompensa pode ser um desconto na próxima compra ou um brinde personalizado. Caso tenha interesse em oferecer brindes, a Promoline tem uma equipe especializada para te ajudar. Basta entrar em contato.