Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

Conheça Seu Cliente em 5 Passos

Uma estratégia de marketing, para ser bem sucedida, precisa levar em consideração algumas informações sobre os consumidores.

Você já pensou nisso?

É importante que você conheça seu cliente profundamente e saiba o máximo possível sobre suas necessidades, hábitos e também sobre seus desejos. A partir destas informações você poderá pensar melhor sobre as estratégias mais adequadas para seus negócios e como rentabilizar toda a sua operação.

Hoje, existem muitas ferramentas disponíveis para colher e interpretar informações sobre os consumidores, mas não é preciso gastar muito dinheiro nem depender de softwares complexos para que você conheça seu cliente.

Seguindo 5 passos simples, você conseguirá entender melhor quem é seu cliente e o que ele quer.

1. Fale com seus clientes

5 passos conversa

Imagem: Google.com

Parece óbvio, mas no dia a dia muitos empresários se esquecem que conversar com  os clientes é a melhor forma de saber mais sobre o que eles querem, quais são seus hábitos e como eles podem ser surpreendidos.

Cadastros simples, pesquisas de satisfação, ou mesmo perguntar diretamente se algum produto procurado não foi encontrado, são ações que ajudam a conhecer melhor seus consumidores.

Ao prestar atenção nesses detalhes você irá adquirir informações preciosas para seus negócios.

2. Escute seus vendedores

como conhecer seus clientes

Imagem: Google.com

Para que você conheça seu cliente, além de perguntar diretamente a ele sobre suas preferências, você deve conversar com sua equipe de vendas. Os vendedores estão em contato direto com os consumidores no momento da decisão de compra e podem fornecer dados relevantes para suas ações de marketing.

Seus vendedores precisam ser instruídos para sempre perguntar o nome e estar disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas. Ao dar esta atenção, o relacionamento com o cliente fica melhor e é possível descobrir muito mais coisas sobre ele.

Mas atenção! Escutar os vendedores não significa deixar todo o trabalho de conhecer o cliente nas mãos deles.

3. Registre todas as compras

Todas as compras são referências sobre seus clientes. Ao registrar todas as movimentações, você conseguirá saber a época em que eles mais procuram seu estabelecimento e quanto dinheiro estão dispostos a gastar.

A partir dessas informações, você saberá o que oferecer como promoção ou quando é o melhor momento para enviar um e-mail marketing, por exemplo.

4. Descubra como eles pesquisam

Hoje a maioria das pessoas busca informações na internet antes de fazer uma compra. Eles buscam saber onde encontrar os melhores preços e localização, entre outras coisas.

Tente imaginar como seus clientes fazem a pesquisa de produtos em sites de busca. Ao digitar “Onde comprar brindes” no Google, por exemplo, irão aparecer algumas opções de pesquisa baseadas no que é mais buscado no site.

5 passos buscaNesse exemplo, você verá que a maior parte dos consumidores quer saber sobre brindes personalizados e melhor preço. A partir daí, você poderá desenvolver comunicação e ações de marketing voltadas às necessidades e expectativas de possíveis clientes.

5. Pergunte se está tudo bem

Como conhecer seus clientes

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Após a venda do seus produtos ou serviços, a maioria das empresas se esquece de manter o diálogo com os consumidores e perde uma oportunidade única de conhecê-los melhor.

Ao investir no relacionamento pós-venda, você irá saber qual o grau de satisfação com a empresa, sendo o momento adequado para questionar sobre o que mais agrada o consumidor e o que ele acha que pode ser melhorado.

Dica extra: organize toda a informação

como conhecer seus clientes

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Com esses 5 passos, você conseguirá traçar um perfil mais preciso de quem é seu cliente e começar a desenvolver um plano de marketing muito mais direcionado e eficiente.

Organize os dados em uma planilha que seja fácil de consultar e lembre-se de mantê-la atualizada. Isso ajudará você a melhorar o atendimento e aumentar o sucesso das suas vendas.

Vamos começar?

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