Uma estratégia de marketing, para ser bem sucedida, precisa levar em consideração algumas informações sobre os consumidores.
Você já pensou nisso?
É importante que você conheça seu cliente profundamente e saiba o máximo possível sobre suas necessidades, hábitos e também sobre seus desejos. A partir destas informações você poderá pensar melhor sobre as estratégias mais adequadas para seus negócios e como rentabilizar toda a sua operação.
Hoje, existem muitas ferramentas disponíveis para colher e interpretar informações sobre os consumidores, mas não é preciso gastar muito dinheiro nem depender de softwares complexos para que você conheça seu cliente.
Seguindo 5 passos simples, você conseguirá entender melhor quem é seu cliente e o que ele quer.
1. Fale com seus clientes
Imagem: Google.com
Parece óbvio, mas no dia a dia muitos empresários se esquecem que conversar com os clientes é a melhor forma de saber mais sobre o que eles querem, quais são seus hábitos e como eles podem ser surpreendidos.
Cadastros simples, pesquisas de satisfação, ou mesmo perguntar diretamente se algum produto procurado não foi encontrado, são ações que ajudam a conhecer melhor seus consumidores.
Ao prestar atenção nesses detalhes você irá adquirir informações preciosas para seus negócios.
2. Escute seus vendedores
Imagem: Google.com
Para que você conheça seu cliente, além de perguntar diretamente a ele sobre suas preferências, você deve conversar com sua equipe de vendas. Os vendedores estão em contato direto com os consumidores no momento da decisão de compra e podem fornecer dados relevantes para suas ações de marketing.
Seus vendedores precisam ser instruídos para sempre perguntar o nome e estar disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas. Ao dar esta atenção, o relacionamento com o cliente fica melhor e é possível descobrir muito mais coisas sobre ele.
Mas atenção! Escutar os vendedores não significa deixar todo o trabalho de conhecer o cliente nas mãos deles.
3. Registre todas as compras
Todas as compras são referências sobre seus clientes. Ao registrar todas as movimentações, você conseguirá saber a época em que eles mais procuram seu estabelecimento e quanto dinheiro estão dispostos a gastar.
A partir dessas informações, você saberá o que oferecer como promoção ou quando é o melhor momento para enviar um e-mail marketing, por exemplo.
4. Descubra como eles pesquisam
Hoje a maioria das pessoas busca informações na internet antes de fazer uma compra. Eles buscam saber onde encontrar os melhores preços e localização, entre outras coisas.
Tente imaginar como seus clientes fazem a pesquisa de produtos em sites de busca. Ao digitar “Onde comprar brindes” no Google, por exemplo, irão aparecer algumas opções de pesquisa baseadas no que é mais buscado no site.
Nesse exemplo, você verá que a maior parte dos consumidores quer saber sobre brindes personalizados e melhor preço. A partir daí, você poderá desenvolver comunicação e ações de marketing voltadas às necessidades e expectativas de possíveis clientes.
5. Pergunte se está tudo bem
Imagem: Google.com
Após a venda do seus produtos ou serviços, a maioria das empresas se esquece de manter o diálogo com os consumidores e perde uma oportunidade única de conhecê-los melhor.
Ao investir no relacionamento pós-venda, você irá saber qual o grau de satisfação com a empresa, sendo o momento adequado para questionar sobre o que mais agrada o consumidor e o que ele acha que pode ser melhorado.
Dica extra: organize toda a informação
Imagem: Google.com
Com esses 5 passos, você conseguirá traçar um perfil mais preciso de quem é seu cliente e começar a desenvolver um plano de marketing muito mais direcionado e eficiente.
Organize os dados em uma planilha que seja fácil de consultar e lembre-se de mantê-la atualizada. Isso ajudará você a melhorar o atendimento e aumentar o sucesso das suas vendas.
Vamos começar?
Se você gostou das nossas dicas, compartilhe e curta a página da Promoline para ficar sempre atualizado.