Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

9 Dicas de Como Melhorar o Atendimento ao Cliente

Quando falamos sobre vendas estamos lidando diretamente com pessoas e comportamento humano. Às vezes nos esquecemos de que os clientes, antes de qualquer coisa, são pessoas. Assim como nós que estamos do outro lado, oferecendo-lhes nossos produtos e serviços. E é nosso papel melhorar o atendimento ao cliente sempre que identificarmos novas oportunidades.

como melhorar o atendimento ao cliente

Imagem: google.com

É muito importante darmos o nosso melhor no atendimento ao cliente, pois isso pode ser um tipo de canal direto entre a empresa e o consumidor. Se for bem utilizado, isso poderá trazer diversos benefícios à sua empresa enquanto deixa seu cliente satisfeito e feliz.

Dessa forma cria-se uma relação de cooperação, onde todos saem ganhando!

Dicas de como melhorar o atendimento ao cliente:

1) Esteja comprometido

Mantenha o seu foco em satisfazer seu cliente acima de tudo.

Essa é uma das dicas mais importantes, pois se houver clareza no objetivo em atender seu cliente de forma eficiente, sua empresa certamente estará cumprindo sua função.

Uma empresa é feita de pessoas, e para que ela funcione é necessário que todos assumam as funções determinadas. Assim, se cada um estiver comprometido em fazer a sua parte, haverá mais chances da estratégia planejada dar certo. 🙂

Não importa se sua empresa está organizando um evento corporativo, ou uma nova estratégia de marketing com brindes. Colocar o cliente como foco é sempre a melhor coisa a se fazer.

2) Seja proativo

Não espere que seu cliente peça a sua ajuda. Se você já detectou algo que poderá causar transtornos, avise-o antes que ele venha até você. Por mais que você não consiga solucionar por por inteira a questão em pauta, você já ganhará a confiança de seu cliente pela proatividade em comunicar-lhe antes mesmo que ele tivesse percebido.

Esse é o tipo de atitude que possibilita que um relacionamento seja duradouro!

Além disso, durante o atendimento busque oportunidades de melhoria do seu produto/serviço a todo instante. Assim, ao invés de você lidar com as situações como problemas, considere-as como chances de fazer algo melhor por seus clientes, pela sua empresa e por você mesmo.

3) Esteja ativo nas redes sociais

como melhorar o atendimento ao cliente

Imagem: google.com

As redes sociais tem a capacidade de potencializar a comunicação de sua empresa.

Uma mensagem, campanha, publicação, aviso, etc que é enviado ao seu público alvo através das redes sociais tem a possibilidade de ser multiplicado e aumentar sua visibilidade exponencialmente. Cada pessoa que recebê-lo poderá encaminhar a muitas outras.

O melhor de tudo isso é que esse efeito viral acontece de forma espontânea, ao contrário de flyers e mala direta, que são meios limitados de promoção/divulgação.

4) Monitore

Esteja sempre atento ao que andam falando por aí sobre sua marca e seus produtos e/ou serviços.

Tanto nas redes sociais, quanto em outros canais, você deve prevenir possíveis crises através de um constante monitoramento.

Leia as notícias, realize buscas focadas em palavras chaves relacionadas ao seu negócio com alguma frequência, peça a opinião das pessoas no seu dia a dia e esteja atento aos acontecimentos externos que poderão influenciar sua marca.

O segredo para realizar essa dica de forma eficiente é estar sempre ligado! Um bom profissional de marketing deve atualizar-se a todos os instantes. Isso deve ser feito através de diversos canais e de forma diferente a cada dia, sem muitas regras, pois o inesperado – como uma possível crise – na maior parte das vezes, chega de surpresa e de forma inusitada.

5) Solucione um problema o mais rápido possível

No caso de surgir uma crise ou mesmo um problema pontual com uma ou algumas pessoas, procure solucionar essa questão o mais rápido possível. Esteja pronto para falar com seus clientes e fazer o que for preciso para consertar o ocorrido.

Um cliente que foi surpreendido positivamente pela rapidez com a qual foi atendido e teve seu problema solucionado será seu cliente para sempre.

Já um cliente que foi surpreendido negativamente com a demora e até a falta do atendimento e de uma resolução para seu problema, deixará de ser seu cliente e ainda espalhará o ocorrido a todos a seu redor, colocando em risco a imagem de sua empresa.

6) Seja claro e gentil na comunicação com seu cliente

como melhorar o atendimento ao cliente

Durante todo o processo do seu atendimento ao cliente, nunca se esqueça da importância em ser gentil na comunicação.

Assim como na dica anterior, ele lembrará de você por um bom tempo, então faça com que sejam boas lembranças e não um pesadelo na vida dele. Por mais que o problema não possa ser solucionado completamente, dê o seu melhor e deixe claro que tudo foi feito para que o melhor acontecesse.

A clareza conta muitos pontos também. Não tente enrolar seu cliente, pois você perderá seu tempo, o tempo dele e ainda correrá o risco de criar mais problemas para ele e ainda colocar em risco a sua marca e sua empresa.

7) Seja verdadeiro e transparente com seu cliente a qualquer custo

Outro ponto extremamente importante é que você seja verdadeiro e transparente com seu cliente. Na hora de explicar o que aconteceu, não existe em falar exatamente o que aconteceu e como você poderá ajudá-lo.

Nem pense em apostar na sorte e prometer algo que você não tem certeza se conseguirá cumprir. Se você não sabe ao certo, diga que você vai fazer seu melhor, mas que nada está garantido.

Lembre-se de que expectativa causa frustração e com um cliente frustrado você passará a ter 2 problemas, se antes você tinha apenas um. Sempre fale a verdade, por mais desconfortável que ela seja.

8) Esteja a serviço

Para solucionar o problema de seu cliente, atue como se naquele momento fosse o maior objetivo de sua vida, não meça esforços e procure conectar-se com seu cliente de alguma forma.

Uma ótima forma de fazer isso é encontrar pontos em comum entre vocês, para então criar empatia e realmente entender suas necessidades.

Apenas esteja aberto a ajudar da forma como for preciso para atender às necessidades de seu cliente. Lembre-se de que estamos falando de pessoas. Trate-o da mesma forma como você gostaria de ser tratado e faça isso da melhor forma possível!

9) Dê brindes

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Por fim, uma ótima forma de mostrar aos seus clientes como eles são importantes para sua empresa, você pode presentear-lhes com brindes personalizados.

Tanto para fazer um agrado enquanto são atendidos, quanto para desculpar-se de algum equívoco, os brindes são perfeitos para aproximar-se dos clientes, encantá-los e criar mais oportunidades de comunicação com eles.

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