Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

O Que o Fatec Bike Tour Pode Ensinar à Sua Empresa

Dia 22/09 acontecerá a 2ª edição do Fatec Bike Tour. Se você ainda não ouviu falar deste evento, é melhor começar a prestar atenção. Ele é um caso muito bem sucedido, não só de uma ação para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também é uma ótima estratégia de marketing.

Já falamos anteriormente sobre algumas empresas que sabem aproveitar o marketing esportivo. Agora vamos analisar e entender porque o evento organizado pela Fatec é um verdadeiro sucesso, e o que sua empresa pode aprender com ele.

fatec bike tour

1# Ecológico e socialmente correto

Imagine se um evento de ciclismo que busca “aumentar as vendas em 300%” iria ter o mesmo resultado?

Com toda certeza não!

O Fatec Bike Tour tem propósito muito forte que diz respeito a absolutamente todos:

“Melhorar a qualidade de vida da sociedade, promovendo o uso da bicicleta e os direitos dos ciclistas.”

Além de todos os benefícios que isso pode gerar para a sociedade, em termos de marketing, este tipo de propósito luta por uma causa maior, o que realmente mobiliza pessoas e faz com que todos se sintam muito mais motivados a participar e ajudar o evento.

Assista o vídeo da 1ª edição:

2# Gera mídia espontânea

Se você buscar no Google pelo nome do evento, existem cerca de 38.300 resultados na internet e nas redes sociais!

O valor para se ter uma exposição deste tamanho supera a casa dos milhões em investimentos, mas você sabe quanto que a Fatec gastou com essas mídias?

Nada!

Enquanto uma outra empresa que desejasse ter este tipo de visibilidade poderia ter optado por desembolar todo esse dinheiro, o Fatec Bike Tour 2013 foi mais inteligente e por uma série de razões (o que inclui o motivo 1 e os outros listados abaixo) gerou uma enorme quantidade de mídia espontânea ao redor do evento.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, diferente das mídias tradicionais, todo o conteúdo gerado ficará para sempre na internet.

3# Estreitar relacionamentos

Para que um evento deste porte seja realizado é preciso buscar parceiros de qualidade que apoiem esta iniciativa. O Fatec Bike foi extremamente competente neste sentido, contando com o apoio de empresas como Itaú, Sabesp e até mesmo com a prefeitura de São Paulo.

É muito útil ter relacionamento próximo com estes parceiros, independente do que sua empresa for fazer. Eles podem colaborar desde aumentando a credibilidade de um evento, até com apoios financeiros.

A próxima vez que for necessário realizar alguma negócio com qualquer uma destas empresas, pode ter certeza de que tudo será muito mais fácil.

4# Alto impacto

No dia 22 de setembro serão mais de 2.000 ciclistas participando diretamente do evento, com uma repercussão sobre outras mais de 1 milhão de pessoas, que conhecem amigos que estarão participando, ou que terão contato com o gigantesco grupo de ciclistas nas ruas.

Para potencializar ainda mais o impacto do evento, o Fatec Bike Tour contou com a Promoline para desenvolver uma poderosa ferramenta de marketing: no dia cada um dos participantes receberá um kit de brindes personalizados, com camiseta, squeeze, chaveiro e sacola do evento.

fatec bike tour

Entre outros inúmeros benefícios, esta estratégia ajuda diretamente em três frentes:

  • Aumentar o número participantes: existe um incentivo adicional para as pessoas fazerem sua inscrição.
  • Aumentar o impacto durante o evento: uma coisa são 2.000 pessoas pedalando, outra é quando toda essa gente esta usando o logo da sua marca na camiseta!
  • Aumentar o impacto após o evento: quem recebe brindes guarda e usa, o que dá um contato diário e constante com o evento e as marcas até anos depois de tudo.

5# Existe (muito) espaço para eventos assim

Não é só com bicicletas que sua empresa pode criar um evento desta magnitude e resultado. Existem inúmeros outros temas que têm um propósito tão grande quanto e com enorme potencial.

Organizar um evento deste porte sem dúvida é trabalhoso, mas o Fatec Bike provou que o retorno mais do que compensa quando tudo é feito com profissionalismo e eficiência.

Além disso sua empresa também não precisa ir tão longe, vale criar eventos menores ou até eventos virtuais ao redor de uma causa com um propósito maior. E claro, para desenvolver os brindes personalizados que serão a arma secreta certa do seu evento, também conte com a Promoline!