Dicas de Marketing e Brindes Personalizados

Como Organizar Eventos Corporativos de Sucesso

Para organizar eventos corporativos bem sucedidos são necessários bem mais do que um ou dois meses de planejamento. Na realidade, para que tudo saia perfeito, a organização e planejamento pode levar de seis meses a um ano. Apesar disso, felizmente você não precisará de um guia com 300 páginas como o do Senado Federal.

Participar de eventos corporativos, sejam feiras, exposições ou conferências, é uma estratégia de marketing que exige: mensagem e objetivos claros. Tudo deve ser pensado ao redor disso, desde a divulgação, até as opções de brindes personalizados que serão utilizados.

Não é uma tarefa simples e nem todo evento é igual ao outro, mas este guia vai ajudar você a dar um passo de cada vez para produzir um evento inesquecível tanto para o público, quanto em resultados para sua empresa.

organizar eventos corporativos

Imagem: google.com

1# O mais importante em eventos corporativos

Uma vez que você percebeu que um evento pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos, seja quais forem eles (aumento de vendas, captar novos clientes etc.), você deve avaliar se o investimento vale a pena.

“O aumento nas vendas e novos clientes irá compensar o custo do evento?”

Considere os custos como o de enviar seus funcionários e vendedores ao evento, será que eles estariam gerando mais valor fazendo outras coisas?

Se organizar e participar do evento atende seus objetivos apesar do custo, continue lendo!

2# Defina suas metas

Todas as suas campanhas de marketing devem ajudar sua empresa a atingir metas, com eventos corporativos não é diferente.

Este tipo de evento é uma ótima oportunidade para conseguir potenciais novos clientes, aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar outros objetivos.

Entre as diversas metas que um evento pode ter, estão:

  • Aumentar as vendas
  • Originar novos clientes
  • Aumentar ao engajamento dos atuais clientes
  • Incentivar e motivar colaboradores

Tão importante quanto definir as metas, é definir quais os números que devem ser medidos para monitorar seu progresso. Certifique-se de que sua equipe de marketing poderá medi-los para comprovar sucesso aos diretores da empresa.

3# Quais serão suas chamadas?

As chamadas são o que motivam as pessoas a tomarem determinadas atitudes. Um visitante não saberá que você quer os contatos dele a menos que você informe isso a ele e ainda crie os incentivos corretos.

Em uma loja o objetivo e vender então a  chamada costuma ser “Compre Agora!”, mas em um evento, este não costuma ser o principal objetivo.

“Alinhe as suas chamadas com seus objetivos para fazer as pessoas se sentirem motivadas a fazer o que você deseja.”

como organizar eventos corporativosImagem: google.com

Assim como em qualquer outra campanha de marketing, as chamadas são a maneira de conectar seus esforços de marketing com suas metas.

Coloque pessoas de diferentes áreas da sua empresa para fazer um bom brainstorm e definir qual a chamada deverá ser. Apesar das suas metas, você ficará surpreso de como os resultados de um evento podem variar de uma área para a outra.

Após definir a principal atração e mensagem, o restante da sua estratégia vem em seguida. Tudo desde placas, panfletos, brindes personalizados e atividades irão estar relacionados à sua chamada e metas.

4# Crie uma página especialmente para o evento

Dentro do website da sua empresa, crie uma página especialmente dedicada ao evento que estão planejando e coloque um incentivo para que os visitantes cadastrem seus dados. Pode ser qualquer coisa como:

“Cadastre-se para retirar um brinde em nosso stand!”

evento cadastro

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Desta maneira você terá uma estrutura para receber as informações que você precisa para manter contato e ainda incentivar que mais visitantes passem pelo seu stand.

Procure deixar a página o mais objetiva possível, peça somente as informações necessárias e lembre-se de ter uma versão amigável para celulares, assim dia no evento as pessoas também podem se cadastrar.

5# Faça uma experiência inesquecível

marketing em eventosImagem: google.com

Todo mundo tem um stand que mais parece um banca: colocam um balcão, uma TV de LCD, alguns folhetos e pronto! A única diferença é que um está distribuindo chaveiros personalizados enquanto outro distribui canetas…

Sinceramente, NÃO faça isso! O principal para ter sucesso em um evento é fazer algo que faça sua empresa se destacar.

“Crie uma experiência marcante e uma impressão inesquecível.”

a. O stand

Começando pelo stand, você precisa ter aquela estrutura toda ou pode fazer algo parecido com um lounge ou uma sala de estar. O que atende melhor seus objetivos, tanto em termos de custo quanto em termos de eficiência?

Fazer algo “diferente” pode até custar mais, porém isso não é problema desde que os resultados mais do que compensem.

b. Sua equipe

É comum que todos estejam usando terno e gravata, mas será que isso é realmente necessário? A princípio é normal que você tenha medo de parecer anti profissional, porém pense no impacto e nos resultados. Quantas pessoas vão estar falando sobre sua marca se todo o seu time estiver usando roupas de fazer esportes, por exemplo?

Será que isso não é mais eficiente do que contratar uma modelo que não sabe nada sobre o seu negócio?

c. Seus incentivos

O que você vai oferecer para incentivar as pessoas a visitarem seu stand? Espero que canetas e chaveiros não sejam a única coisa que esteja passando pela sua cabeça!

Se o seu fornecedor de brindes possui um mínimo de variedade, com certeza ele conseguira oferecer algo além disso. Aqui na Promoline Brindes, por exemplo, oferecemos mais de 3.000 produtos em nosso catálogo, além de termos uma ampla experiência em ajudar nossos clientes a encontrar o brinde ideal para cada evento.

d. Sua comunicação

qr codeEnquanto todas as outras empresas usam folhetos com aquelas mesmas informações de sempre, porque não ser criativo e utilizar algo diferente? Existem inúmeras soluções do comunicação para passar sua mensagem, basta pensar um pouco fora da caixa.

Um exemplo é utilizar os famosos QR Codes espalhados em seu stand, assim as pessoas podem fotografar e receber a informação de acordo com o que mais chamou mais sua atenção. São uma ótima maneira de divulgar sua empresa e sua marca.

 

6# Incentive a boa comunicação

organizar eventos

Imagem: google.com

É muito importante que você envolva outras pessoas de outras áreas na organização de eventos. Isso porque é fundamental pegar opiniões de pessoas que vêem as coisas com outra perspectiva de negócio.

Isso inclui desde de o time de vendas, até o time de recursos humanos. Você ficará surpreso com a quantidade de ideias que estas pessoas podem acrescentar, deixando o investimento no evento ainda mais vantajoso.

Para facilitar é importante que você mantenha tudo o que está sendo feito organizado, assim como todo o processo de estratégia, que justifica o porque de todo este trabalho estar sendo realizado.

Seguindo estes passos e mantendo uma boa organização, já é um grande passo na direção certa de que a organização do seu evento seja um sucesso, não só em sua empresa, mas em todo o mundo corporativo!

Comments

  1. Paulo Pimentel says:

    Olá Diego,
    Muito interessante este guia, ótimas dicas! Organizar um evento não é fácil e muita gente que não faz direito acaba colocando a culpa no evento dizendo que “não funciona”, mas não é verdade.
    As empresas ainda tem muito o que aprender com o planejamento de estratégias para eventos e suas dicas são muito valiosas neste sentido. Parabéns e obrigado!